OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE Conhecimento e Prática Organizacional

O projeto de criação de um Observatório da Qualidade (OQ) surge do interesse da RIQUAL- Rede de Investigadores da Qualidade de estudar, quer a evolução das práticas da qualidade nas organizações em Portugal, quer a produção científica em Portugal e nas principais revistas a nível internacional.

O OQ tem interesse para a RIQUAL no sentido em que permitirá acompanhar e caracterizar tendências de evolução do movimento da qualidade, ter acesso a dados relevantes de forma periódica, e complementar a investigação de estudos de casos com análises mais sistemáticas e longitudinais.

A academia tem de assumir um papel específico que outros têm dificuldade (ou não podem mesmo fazer), designadamente: não fazer apenas a apologia de técnicas e métodos, mas principalmente analisar criticamente as suas bases teóricas, as suas aplicações e os seus resultados.

As entidades de mercado só têm a ganhar se as suas abordagens se basearem, não apenas na experiência e no conhecimento organizacional, mas também em informação tratada, técnica e cientificamente suportada.

Deste mod,o o Observatório está aberto à colaboração de entidades que estejam interessadas na recolha e tratamento de forma sistemática de dados e informações.

O Observatório da Qualidade permitirá que as diversas contribuições do conhecimento (I&D e Teorias Metodológicas) se cruzem com as práticas organizacionais (Abordagens, Operações, Medida, Aprendizagem e Melhoria).

Para aceder ao sítio dedicado ao Observatório clique AQUI

Conheça a nossa Equipa

António Ramos Pires

Professor Coordenador aposentado no Instituto Politécnico de Setúbal, tem um MSc pela Universidade de Cranfield e um PhD pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Presidente do Instituto Português da Qualidade, Pro-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal e Presidente da Direção da Associação Portuguesa para a Qualidade. As suas áreas de interesse são a gestão por processos, a conceção e o desenvolvimento.

Foto Elisabeth

Elisabeth Brito

É Doutorada em Psicologia das Organizações pela Universidade de Coimbra, FPCE. É Professora Adjunta e Diretora de Curso do Mestrado em Gestão da Qualidade Total, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro. É membro integrado na Unidade de Investigação GOVCOPP. As suas áreas de trabalho são a Qualidade nos Serviços e a Gestão, mais especificamente, do Conhecimento e de Pessoas.

Margarida Saraiva

Tem um PhD pelo ISCTE Business School – Portugal in 2004. Atualmente é Professora auxiliar no Departamento de Gestão da Universidade de Évora, e é investigadora
no BRU-UNIDE/ISCTE-IUL. As suas áreas de investigação são a qualidade e a gestão.

Adelina Batista

Adelina Baptista – Tem desde 2018 o título de Especialista (DLnº206/2009) na Área da Gestão / Especialidade: Gestão da Qualidade pela Universidade de Aveiro. Concluiu o(a) Doutoramento em Engenharia Têxtil em 2002 pelo(a) Universidade do Minho. É Professora Adjunta e diretora de curso da licenciatura em Gestão da Qualidade na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – Universidade de Aveiro. A sua área de atividade científica são: Sistemas Integrados de Gestão: Qualidade, Energia, Ambiente e Segurança, Sustentabilidade e Sistemas Complexos. Atualmente, é investigadora do grupo Competitividade, Inovação e Sustentabilidade da unidade de pesquisa Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro. https://orcid.org/0000-0003-2787-7841

dddd

Patrícia Moura e Sá

Tem um PhD em Business pela Sheffield Hallam University (Reino Unido) e é Professora Agregada em Gestão pela Universidade de Coimbra, e membro integrado do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP). Colabora ainda como investigadora não integrada no Center for Business Studies (CeBER). As suas principais áreas de trabalho são a Qualidade nos Serviços de Interesse Geral, a Medição da Performance Organizacional e o Planeamento da Qualidade.

Foto Cristina

Cristina Guardado

Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto e Universidade de Aveiro, é Professora Adjunta da Escola Superior da Tecnologia de Águeda, da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA). Possui também uma pós-graduação em Comunicação Empresarial, pela Porto Business School, da Universidade do Porto e um curso de especialização em Ciências Documentais – opção de Biblioteca e Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Atualmente os seus interesses de investigação centram-se nos tópicos da comunicação científica, da ciência aberta, com ênfase no acesso aberto e na gestão de dados de investigação, e da comunicação empresarial.

LuÍs Abreu

Tem formação em Eng.ª Mecânica (DEMUC – Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra) e exerce funções de Prof Coordenador na ESTGA-UA (https://www.ua.pt/pt/p/10315122). Nos últimos anos tem lecionado unidades curriculares à Licenciatura em Gestão da Qualidade e ao Mestrado em Gestão da Qualidade Total. Foi, durante vários anos, membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Gestão da Qualidade e, atualmente, é membro da Comissão de Curso do Mestrado em Gestão da Qualidade Total. Tem afiliação ao TEMA-UA (Centro de Tecnologia Mecânica e Automação) e à RIQUAL (Rede dos Investigadores da Qualidade).